| 0 comentários ]

São muitos e diversos os adjetivos para descrever Chimbinha, o fundador e guitarrista da Banda Calypso. Um deles é ser considerado por gente que entende de música (como Hermano Vianna e Carlos Eduardo Miranda) como "um dos melhores guitarristas do Brasil". Outro é ser o líder da banda mais conhecida do País, em todas as regiões e classes sociais, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Datafolha.
.
Mas há outros aspectos ainda mais interessantes na trajetória profissional de Chimbinha. Com seu grupo, ele reinventou o negócio da música. A Banda Calypso não teve medo em incorporar de forma rápida e eficiente as vantagens da tecnologia digital, como facilidade de reprodução e barateamento de custos. Seus CDs são distribuídos e vendidos da mesma maneira tanto em grandes cadeias de supermercado como nas barraquinhas de camelôs, o que só ajudou a construir a popularidade da banda. Esse modelo de negócios híbrido, que mistura grátis com pago, fez com que a Banda Calypso fosse citada por Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, como um dos exemplos mais promissores para a economia digital da música.

E, nesse sentido, Chimbinha é hoje um símbolo muito interessante de como existe uma conexão entre o Sillicon Valley de Chris Anderson com as periferias brasileiras, ambos unidos pela inovação e criatividade no uso da tecnologia. FONTE: Revista GALILEU

0 comentários

Postar um comentário